terça-feira, 17 de março de 2015

Elis Regina recebe homenagens pelos 70 anos


Nessa terça-feira (17), Elis Regina completaria 70 anos de idade. É impossível chegar a essa data e não relembrar aquela que é considerada uma das maiores cantoras da história da música brasileira. Morta prematuramente em 1982, Elis deixou um legado de clássicos da MPB e uma legião de fãs que só se renova.
Para marcar seu aniversário, uma série de homenagens chega em vários formatos. Hoje mesmo é lançada a biografia “Elis Regina – Nada Será Como Antes”, escrita pelo jornalista Julio Maria. Entre os destaques da obra, está uma carta que Elis escreveu para seu filho, João Marcello Bôscoli, em 1971, quando ele tinha apenas um ano de idade.
A mensagem estava em posse de Orphila Negrão, amiga da família, e só foi revelada agora a João Marcello. “Se porventura eu falhar, se não estiver à sua altura, se for menos do que você acha que merecia, não me imagine mais do que eu sou. Tenho tantos problemas quanto você. Não me culpe. Antes, procure me compreender”, diz um trecho.
Elis Regina também está sendo homenageada com seu primeiro site oficial (www.elisregina.com.br). A página reunirá vídeos raros, fotos exclusivas e discografia completa. Haverá depoimentos de artistas como Cesar Camargo Mariano, Milton Nascimento, Marília Pêra, Gal Costa e Gilberto Gil. Também será possível acessar todo o material da exposição “Viva Elis”, que aconteceu em 2013 em algumas cidades brasileiras.
Em 2016, a vida de Elis chegará ao cinema. O cineasta Hugo Prata, em uma coprodução com a Globo Filmes, está preparando um longa que contará a história da cantora a partir dos 19 anos de idade. Tudo começa em 31 de março de 1964, data que marca a chegada de Elis Regina ao Rio de Janeiro (RJ) e o golpe militar.