terça-feira, 12 de maio de 2015

Paula Fernandes na luta pelos direitos autorais.


Autora e intérprete de grandes sucessos da música brasileira, a mineira Paula Fernandes acaba de se juntar ao time de artistas que participam da Campanha “Vozes em Defesa do Direito Autoral. E que Vozes!”. Promovida pelo Ecad (Escritório Central de Arrecadação e Distribuição), em parceria com as associações de gestão coletiva musical, a campanha tem como objetivo conscientizar a sociedade sobre a importância do pagamento do direito autoral e do uso autorizado de músicas.
A artista destacou que muitas vezes as pessoas não sabem exatamente como funciona a questão do direito autoral: “Nem todos imaginam que eu, por exemplo, recebo direito autoral como autora e isso é muito importante, porque vários compositores vivem dos seus direitos e das suas obras”, explicou. Paula ainda fez um apelo a promotores de shows, donos de casas de espetáculo e profissionais de meios de comunicação: “Você, que trabalha com música, que está nos grandes eventos, independente de um lugar público, ou da rádio, onde são executadas as nossas canções, pague o direito autoral. É realmente muito importante para nós, compositores, para que nós possamos dar continuidade ao nosso trabalho, esse trabalho de arte, esse trabalho que vem do coração da gente”.
As peças de divulgação da campanha consistem em vídeos com depoimentos dos artistas, spot de rádio, folders e anúncios na mídia. A ideia é alcançar os mais diversos segmentos da sociedade. Entre eles, usuários de música, jornalistas, profissionais do meio cultural, políticos e magistrados.
Nomes importantes como Sorocaba, Victor Chaves (da dupla Victor  &  Leo), Roberto Menescal, Fagner, Alcione, Renato Teixeira, Michael Sullivan, Tato (Banda Falamansa), Sérgio Reis, Dudu Nobre, Martinho da Vila, Aline Barros e Dorgival Dantas, entre outros, também já gravaram depoimentos em defesa dos direitos autorais. Todos esses artistas participam da campanha de forma gratuita.