quinta-feira, 26 de março de 2015

A consolidação de Henrique & Juliano

Camarim cheio, muitas risadas, clima de comemoração. Alguns minutos antes, Henrique & Juliano registraram sua participação no próximo DVD de Victor & Leo, “Irmãos”, previsto para chegar ao mercado em abril. Juntas, as duplas interpretaram “10 Minutos Longe De Você”. Não por acaso, a canção mescla a pegada pop rock de Victor & Leo com o arrocha romântico que os fãs de Henrique & Juliano conhecem muito bem. Assim como também não foi por acaso que, mesmo com uma execução perfeita, o público tenha pedido para os sertanejos repetirem a música.
Henrique & Juliano começaram 2015 fazendo parte do seleto grupo das duplas mais populares do país. Falando apenas em rádio, eles emplacaram uma sequência de dez semanas em primeiro lugar com o hit “Cuida Bem Dela”. A faixa substituiu “à altura” “Até Você Voltar”, que já havia estourado nacionalmente. Ambas fazem parte do segundo DVD dos irmãos nascidos em Palmeirópolis (TO), “Ao Vivo Em Brasília” (Som Livre), gravado em 12 de abril do ano passado e lançado em setembro. “Esse trabalho nos colocou num patamar totalmente diferente. Por conta do êxito do projeto, conhecemos lugares antes inimagináveis”, comemora Juliano. “Um desses lugares é o Nordeste. Sempre fizemos shows em regiões onde os artistas do sertanejo estão acostumados a tocar, como a capital e o interior dos estados de São Paulo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Mas são poucos os artistas do segmento que se destacam no Nordeste”, completa Henrique, aproveitando para citar outra praça aberta graças ao DVD – os Estados Unidos, onde a dupla esteve no fim de fevereiro. Entre os dias 20 e 22, ela passou por Atlanta, Newark e Boston.
Se o rádio é um dos pilares de divulgação de Henrique & Juliano, a internet é o outro. Em entrevista publicada na edição nº 159 de SUCESSO! (setembro/2014), o empresário Wander Oliveira já havia dito que os dois meios caminham juntos. “Com isso, a música está cada vez mais nas mãos das pessoas. Hoje, qualquer um que acessa a internet pode montar o seu próprio repertório, com os artistas e músicas que quiser”, analisou o manager. Para provar a confiança em plataformas digitais, todas as músicas do DVD “Ao Vivo Em Brasília” foram disponibilizadas no YouTube. A tática transformou o canal de Henrique & Juliano num dos principais do segmento sertanejo, com quase 400 milhões de visualizações e cerca de 660 mil inscritos. No mês que o DVD foi lançado, os principais vídeos da dupla tiveram aumento médio de 300 mil visualizações por dia. O sucesso dos irmãos no YouTube gera fenômenos como o que aconteceu com o single “Cuida Bem Dela”. Mesmo antes de ser lançada oficialmente nas rádios, a música já contabilizava 21 milhões de visualizações. Desde então, esses números cresceram ainda mais. “Cuida Bem Dela” e “Até Você Voltar” já computam 70 milhões de visualizações cada.
A resposta tem sido tão positiva que Henrique & Juliano também levaram a visitação do site em consideração na hora de escolher a nova música de trabalho. Nesse caso, “Mudando de Assunto” despontou como a preferida pelo público entre as que ainda não haviam sido trabalhadas. Curiosamente, ela aparece com uma quantidade de visualizações semelhante à de  ”Cuida Bem Dela” quando esta começou a tocar no rádio. “Sempre acompanhamos o que a galera tem falado sobre o disco e percebemos que “Mudando de Assunto” é uma ótima aposta, até porque é bem diferente do que temos lançado”, explica Henrique. A faixa manterá o clima romântico dos dois singles anteriores, porém com uma pegada mais acústica. “A letra dela é uma receita de como manter um relacionamento sempre em harmonia. Então, esperamos que os casais se inspirem nela”, completa.
Continuando no mundo digital, mas saindo do YouTube e indo para o streaming, chegamos à música que Henrique & Juliano consideram como o pontapé inicial do sucesso nacional da dupla. Lançada no primeiro DVD dos irmãos, “Ao Vivo Em Palmas “(Som Livre, 2012), “Recaídas” ganhou vida própria na internet. Tanto que, enquanto “Cuida Bem Dela” e “Até Você Voltar” dominavam as rádios, ela fechou 2014 como a música mais executada no Spotify. “Foi com essa música que a galera nos descobriu como intérpretes do gênero romântico”, diz Henrique. Com o sucesso da faixa, a dupla resolveu gravá-la também no projeto “Ao Vivo Em Brasília”.
Independente de lançar baladas românticas ou faixas mais animadas, Henrique & Juliano prezam muito pelo conteúdo das letras. Uma das maiores preocupações dos sertanejos é que suas músicas sejam ouvidas por pessoas de todas as idades. “A gente não quer chocar o ouvido de uma criança de sete anos nem agredir o de um senhor de 70. Então, a faixa etária do nosso público é muito grande. É gratificante ver pessoas de todas as idades cantando nossas músicas nos shows”, explica Henrique.