quarta-feira, 5 de abril de 2017

Record terá de exibir mensagens contra racismo após polêmica com Ludmilla

Depois de Marcão do Povo chamar Ludmilla de "macaca" ao vivo no "Balanço Geral", da Record TV Brasília, em janeiro, a emissora será notificada pelo Ministério Público Federal para veicular mensagens contra o racismo durante 10 dias úteis. Em documento obtido pela revista "Carta Capital", a MPF afirma que "a palavra macaco é uma das poucas expressões que consegue simbolizar com tanta força e clareza a discriminação racial e a perpetuação de uma cultura racista e preconceituosa".

Emissora tem que pagar R$ 500 mil a Ludmilla

Além de veicular as propagandas contra o preconceito, o canal de Edir Macedo foi condenado a pagar indenização de R$ 500 mil pela fala de Marcão, contratado pelo SBT após a polêmica. O valor será revertido para ações de promoção de igualdade racial. Os procuradores alegaram que a declaração de Marcão "incutiu ao público a mensagem de que aos negros não é outorgado o direito de administrar, com liberdade e da melhor forma que lhes convier, a fama e o sucesso alcançados".

Record tenta se defender

Na ação, a emissora afirmou que não compactua com as declarações do apresentador. No entanto, segundo a MPF, "não houve providência para oportunizar direito de resposta ou esclarecimento veiculado no próprio programa para afirmar seu repúdio às ofensas racistas por ela exibidas".