quarta-feira, 17 de junho de 2015

Rubén Aguirre, professor Girafales, está muito doente






Rubén Aguirre, professor Girafales, está muito doente - Reprodução
Rubén Aguirre, que ficou c9onhecido como o Professor Girafales do seriado Chaves, está bastante doente.
Aos 81 anos, o ator decidiu escrever uma carta para seus fãs e publicá-la nas redes sociais, para poder dividir com os admiradores de seu trabalho tudo o que vem passando. Além de falar sobre seu quadro de saúde, Rubén também comentou sobre a falta de assistência médica por parte da Associação Nacional de Atores do México (ANDA).
Com o título “E agora, quem poderá me defender?”, bordão conhecido do seriado Chapolin, o ator escreve um texto emocionante.
“Como muitos de vocês sabem, nos últimos tempos meu estado de saúde e de minha esposa se debilitou. Há dez anos vivemos em Puerto Vallarta por estrita prescrição médica.
É meu desejo fazer a opinião pública conhecer o desinteresse de meu sindicato, a ANDA, em cumprir suas obrigações comigo e com minha esposa; no caso, prestar efetivamente uma atenção médica digna, a qual temos direito depois de ter cumprido como associado com minhas cotas e demais obrigações.
Por outro lado, solicito a ajuda do Presidente da Junta de Conciliação e Arbitragem do Bloco Latinoamericano de Atores (BLADA) e de organizações independentes de direitos humanos, em matéria de trabalho e de saúde para fazer cumprir esse direito.
Que ironia: tenho que recorrer ao meu sindicato para que defenda e reivindique meus direitos como trabalhador e, no entanto, é meu sindicato que me dá às costas, que assume sempre um discurso demagógico e me põe travas burocráticas, que me obrigou a buscar alternativas para minha atenção médica. É claro: trata-se de não cumprir.
Sei que não é só meu caso: quantos dos meus companheiros renunciam, por cansaço, a dar voltas inúteis, a buscar a quem deveriam dar a cara que, casualmente, em cada ocasião não estão disponíveis.
E enquanto tiver forças e recursos para resolver essa situação, o faz. Ademais, em questão de saúde, simplesmente não cabe a espera.
Pois minhas forças se acabaram. Tenho lutado há dez anos por esse direito, porque há dez anos o necessito.
Dei voltas e voltas, escrevi centenas de cartas aos responsáveis da Previdência Social do México e de Guadalajara, falei pessoalmente e por telefone com diretores, secretários, advogados e demais funcionários da ANDA e nada. Tenho 81 anos e, repito, tenho sérios problemas de saúde.
Sirva essa carta aberta para fazer responsável a Associação Nacional de Atores do detrimento da minha saúde e da minha esposa, e das consequências que essa desatenção derivam.
Lamento profundamente não ver o fim dessa história dos sindicatos do México, reflexo da cultura da fraude e da imoralidade.
Apelo, uma vez mais, à consciência de algum defensor social que me apoie em minha luta para fazer valer esse direito elementar", escreveu ele.
Através do Twitter, o ator publicou a cópia da carta e em poucous minutos recebeu o carinho, amor e preocupação dos fãs.

FONTE: OFuxico