Pelé não acenderá a pira olímpica no Rio de Janeiro.
O Rei do Futebol era o grande favorito para ter a honra, mas avisou em nota oficial na manhã desta sexta-feira, dia da abertura dos Jogos, que não está em condições físicas para isso.
Pelé fez operações recentes, duas delas no quadril, o que está afetando sua movimentação. Ele tem aparecido em eventos com uma bengala de auxílio e reclama também de dores musculares.
O tricampeão mundial, assim, abre espaço para um "plano B" do Comitê Rio 2016 e do Comitê Olímpico Internacional (COI). Cesar Cielo, Gustavo Kuerten, Hortência e Maurren Maggi estariam entre os cotados para substituir Pelé.
A cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro começa às 20h (de Brasília) com transmissão ao vivo da ESPN e do Watch ESPN além de acompanhamento em tempo real do ESPN.com.br.
O evento chegou a ter uma polêmica por causa de uma cena com Gisele Bundchen. Parte da mídia que acompanhou o ensaio geral disse que a modelo teria sido assaltada em sua cena, mas o diretor da cerimônia, o cineasta Fernando Meirelles, negou e disse que o menino que aparece ao lado dela queria uma "selfie".