quinta-feira, 14 de julho de 2016

Ratinho é condenado por trabalho análogo à de escravo em fazenda.




O apresentador do SBT Ratinho foi condenado a pagar 200 mil reais por danos morais coletivos. Ele é acusado de manter trabalhadores em situação análoga a de escravos em uma propriedade rural em Limeira do Oeste, Minas Gerais. Segundo o Tribunal Superior do Trabalho, Carlos Roberto Massa não fornecia equipamentos de segurança nem alojamento e alimentação adequadas para os funcionários de sua fazenda de cana de açúcar.

A denúncia diz que os empregados tinham de se alimentar na lavoura e nos banheiros. Ratinho também teria aliciado pessoas no Maranhão e na Bahia para que elas trabalhassem para ele em situação irregular. A Justiça de Minas Gerais já havia condenado o apresentador a pagar 01 milhão de reais em danos morais coletivos, depois que o Ministério Público do Trabalho ajuizou uma Ação Pública Civil contra Ratinho em Uberlândia.

Em nota, Ratinho afirma que ele não é mais proprietário da fazenda em Limeira do Oeste desde abril de 2010. No comunicado, a assessoria do apresentador diz que "não existiu trabalho em condição análoga à de escravo, mas restabeleceu a condenação no pagamento de indenização por dano moral coletivo, em razão do suposto descumprimento dos aspectos da legislação indicados no item 04 da constituição.