sexta-feira, 31 de outubro de 2014

Dado Villa Lobos e Marcelo Bonfá são liberados pela justiça para usar a marca Legião Urbana


O guitarrista Dado Villa Lobos e o baterista Marcelo Bonfá ganharam o direito de utilizar a marca Legião Urbana em atividades profissionais. A decisão é da 7ª Vara Empresarial do Rio de Janeiro, que pode emitir multa de R$ 50 mil ao dia caso a decisão seja descumprida pelos herdeiros de Renato Russo. 
"Não parece minimamente razoável que (Dado e Bonfá) não possam fazer uso de algo que representa a consolidação de um longo e bem sucedido trabalho conjunto — reconhecido por milhões de fãs", recomenda a sentença. "É legítimo que suas apresentações musicais devam fazer referência à antiga banda e, para tanto, eles devem estar autorizados a utilizar a marca sempre que desejarem, independente de autorização da ré (Legião Urbana Produções Artísticas)".
A ré citada na sentença é a empresa gerida por Giuliano Manfredini, único filho de Renato Russo. As principais exigências dos músicos, como a coparticipação na marca Legião Urbana e indenização por danos morais e patrimoniais, não foram acatadas pela Justiça. Guiliano pretende recorrer da decisão.
Entenda o caso
Os desentendimentos entre o herdeiro de Renato Russo e os ex-integrantes da Legião acontecem há anos. Em março de 2014, Giuliano lançou um site sobre a banda sem o consentimento de Bonfá e Villa Lobos. O argumento da Legião Urbana Produções Artísticas é que a página não era sobre o grupo e, sim, a respeito do legado deixado por Renato Russo.
O conflito também afetou o especial da MTV que trazia Wagner Moura nos vocais. O herdeiro de Russo teria dificultado a autorização para a gravação do projeto.
No dia 11 de junho, uma audiência de concicliação entre as partes, em que Dado e Bonfá pediram participação nas decisões tomadas em nome da banda, não resultou em acordos.

Fonte: r7