sexta-feira, 21 de março de 2014

Morre o humorista Canarinho, aos 86 anos

Morre o humorista Canarinho, aos 86 anos - Divulgação/SBT

Uma notícia nada bacana para o mundo do humor. Morreu na tarde desta sexta-feira (21), o humorista Aloisio Ferreira Gomes, conhecido pelo grande público como Canarinho.
Ele tinha 86 anos e estava internado, desde domingo (16), no Hospital Santana, em Mogi das Cruzes, São Paulo, por conta de um infarto agudo no miocárdio.
A notícia de sua morte foi divulgada por seu filho, Aloisio Junior:

"To aqui tentando criar um texto, mas não sou capaz... Então serei breve, direto: acaba de falecer o humorista Canarinho, SBT. A TV perde um ícone e eu perdi meu pai!"

Trajetória
Aloísio Ferreira Gomes nasceu em Salvador, na Bahia. Era ator, humorista, músico, diretor, radialista e repórter. Em 1947 já era cantor profissional, cantando na Rádio Excelsior da Bahia. Chegou à cidade de São Paulo em dezembro de 1955 com o Conjunto de samba do Internacional Russo do Pandeiro. Foi colunista de esportes do jornal Folha da Manhã e ganhou notoriedade ao participar do programa humorístico denominado Praça da Alegria (TV Paulista, atual TV Globo) no ano de 1956, tornando-se comediante no mesmo instante.

Fez vários shows humorísticos e entrou para o programa Praça Brasil (1980 - TV Bandeirantes). Na primeira versão do Sítio do Pica-Pau Amarelo (Rede Globo nos fins dos anos 70 até meados dos anos 80), deu vida ao inesquecível e amado personagem Garnizé, ao lado do ator Tonico Pereira, que interpretava o Zé Carneiro.

Com o início da nova versão do programa Praça Brasil no SBT denominado A Praça é Nossa, Canarinho interpretou um telefonista que atendia as pessoas necessitadas com um celular, e durante muito tempo com telefone público. Interpretou também o personagem Boneco.

Na década de 2000 sua saúde o fez se afastar de A Praça é Nossa, onde voltou em 2003 com o novo personagem no qual interpretava uma entidade que aparecia no banco da praça para dar conselhos sentimentais, porem não foi possível dar continuidade ao quadro.


Atualmente Canarinho morava em um Sitio em Mogi das Cruzes, interior de São Paulo, com sua esposa Rosa Melo. 
FONTE: Ofuxico